sábado, 17 de março de 2012

Uma paixão chamada Jornalismo

Por Abidias Martins 


Quero começar este texto com a brilhante citação de Gabriel Garcia Marquez: “Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte.”

Deste trecho ainda quero destacar a seguinte frase: “Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz...”

Essas palavras definem muito bem o perfil de um candidato ao posto de jornalista. De fato, é preciso ter nascido para isso, tem que correr nas veias a paixão por esta profissão, ou do contrário, a pessoa pode não corresponder às exigências necessárias para o exercício desse ofício.

Muitos demoram a descobrir a vocação e escolha profissional. Algumas chegam até a fazer testes vocacionais para tentar descobrir com o que se identificam. Isso não aconteceu comigo! Sempre gostei de comunicação e nunca tive dúvida de que seria no jornalismo que eu me realizaria como pessoa e como profissional.

Essa paixão se intensificou quando aos 15 anos comecei a fazer um programa na Rádio São Luís FM. Fiquei deslumbrado com o estúdio e com toda a magia envolvida naquela transmissão; coisas que só quem experimentou desta prática pode entender. Daí por diante tive a confirmação daquilo que já imaginava.

Escolhi o jornalismo com a certeza de que em nenhuma outra profissão poderia ser mais feliz e realizado. Escolhi o jornalismo porque descobri que por meio dele eu poderia contribuir, efetivamente, para uma sociedade mais justa e igualitária. Escolhi o jornalismo por acreditar que é preciso atuar em algo que nos faça transpirar de emoção e prazer, pois o trabalho de nada valeria se não fosse feito com amor. Não escolhi o jornalismo por causa do salário, aliás, se fosse por isso eu não escolheria, existem outras profissões em que se ganha muito mais... Também não escolhi o jornalismo de forma irracional; escolhi com a convicção de que será necessário enfrentar muitas barreiras para que prevaleça a ética e a responsabilidade na atuação profissional. Escolhi o jornalismo por amor, e isso é suficiente para me fazer permanecer nesta instigante profissão até o fim.

Jornalismo é para mim a mais importante e fascinante missão a ser cumprida; é a mistura de várias sensações... É parte de mim...


8 comentários:

  1. Abidias, amei o seu o texto. Fiquei muito mais inspirada agora! Porque nós, aspirantes a jornalista, sabemos que antes de tudo, vem o amor por essa profissão, vem a paixão pela comunicação, paixão na correria e enfim.
    Eu quero provar de tudo isso, e aposto que você também.
    Vamos concretizar esse sonho.
    Tudo de bom nessa carreira que você tanto almeja.

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Danielle, é preciso amar o jornalismo para exercê-lo! Que bom que o texto te motivou de alguma forma a intensificar a sua busca pela magia da comunicação. Tenho a certeza de que com dedicação e esforço você será uma excelente profissional da área. O primeiro passo você já deu, que é estar na universidade, os frutos virão no futuro. Estamos juntos! Bjos querida, e vamos à luta!

    ResponderExcluir
  3. Meu irmão estou aqui perplexo com esse texto!!!. Parece que foi feito para mim também meu primo!!! rs... Nossa cara! estou até aqui emocionado com tudo isso, pois falou muito ao meu coração desde a rádio até enfim o tão esperado e sonhado Curso de Jornalismo!. Sei que tudo começa à aprtir do rádio mesmo cara. Por isso eu te digo, tens muito futuro nesta Profissão... Parabéns meu Amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sábias e emocionantes palavras, Marcio! O jornalismo nos proporciona muitas alegrias. Este espaço é justamente pra isso. Pra gente interagir e compartilhar nossas experiências. Que bom que o texto de alguma forma o tocou! O espero brevemente como companheiro de profissão! um abraço!

      Excluir
    2. Se Deus quiser! rs Logo- logo estarei trabalhando com você na Tv! rs quem sabe apresentando um Programa na mesma bancada! rsrs. Tudo é possível ao que Crer!. Abraços Abidias Martins e obrigado por este espaço, onde nós que gostamos desta profissão de alguma forma aprendemos um pouco mais com suas experiências.

      Excluir
    3. Valeu, Marcio Martins! Um abração!

      Excluir